top of page
Veja o que precisa saber antes e depois de fazer uma tattoo!
- Anamnese
Ao se pensar em relizar uma tattoo, devemos prestar atenção a algumas coisas de grande importância, no que se diz respeito à sua saúde e aos meios legais.
Antes de qualquer procedimento, entregamos ao cliente uma ficha de anamnese confidencial, que deve ser preenchida com sinceridade, e as respostas devem atender às normalidades de saúde, dentre outras condições exigidas.
Não Tatuamos menores de idade! - A lei nº 9.828, de 06/11/1997, proíbe a tatuagem em menores de 18 anos, mesmo com a autorização dos pais. No artigo IV da lei, a tatuagem é considerada uma "deformidade permanente". “É uma lesão corporal de natureza gravíssima, em face da deformidade permanente, atestada no laudo de corpo de delito, o que provoca um dano estético”.
Não tatuamos grávidas e lactantes - Acontece que na barriga da mãe, e até que se complete 6 meses após o nascimento, o bebê ainda não possui imunidade suficiente, e não se sabe se poderá desenvolver algum tipo de alergia ou problema de saúde por conta do que será utilizado na pele da mãe. Se caso o bebê, antes dos 6 meses de nascimento, não esteja mais sendo amamentado com o leite materno, ou o leite da mãe não esteja sendo doado, daí sim não existem restrições para que a mãe seja tatuada.
Problemas de saúde - Quando se trata de questões de saúde, é importante estar ciente, e que em alguns casos, tenha acompanhamento e autorização médica.
- Evitar tatuar: Se estiver com a imunidade baixa; se recuperando de cirurgias; com gripes; resfriados; fazendo uso de antibióticos. O organismo tende a ficar mais fraco dificultando a cicatrização e reduzindo ainda mais a imunidade, podendo piorar o problema já existente.
No caso dos antibióticos, seu princípio ativo é expelir o que ele identifica como "corpo estranho" do seu organismo, nesse caso a tinta, que poderá além de desenvolver inflamação, pode desbotar a tattoo na cicatrização. Indicado que aguarde o tratamento se concluir para se tatuar.
- TPM (Transtorno Pré Menstrual)! Quando a mulher está nesse período, pré e durante, não é aconselhável fazer tatuagem, pois o corpo está mais sensível e mais sucetível a potencializar a dor do procedimento, dificultando o bom trabalho do tatuador.
- Coberturas de cicatrizes, devem ser realizadas somente após pelo menos 1 ano e meio do último procedimento cirúrgico. As cicatrizes mudam com o tempo, em questão de cor, textura e sensibilidade, então esse tempo deve ser respeitado para que não haja interferência no resultado ou no procedimento da tattoo.
- Não aconselhamos que se tatuem pessoas com implante de marcapasso no coração, algumas máquinas de tattoo (bobina) podem interferir no seu funcionamento, o que se aconselha consultar-se com seu cardiologista e falar a respeito;
- Importante que a pessoa informe as alergias que possui, principalmente as de pele, as de corante, ou de algum componente que pode existir nos materiais utilizados no procedimento como própolis, vaselina, látex das luvas, glicerina, dentre outros;
- Em casos de doenças de pele como psoríase, vitiligo, dermatites, câncer(mesmo que curado), ou até pintas, é importante se ter um acompanhamento de um dermatologista, para saber o grau e a situação da doença. Em alguns casos são liberados, mas em outros, caso não esteja controlado, pode até mesmo expandir o problema para outras regiões do corpo, ou ainda causando problemas diretamente na tatuagem realizada. No caso das pintas, o ideal é que não se tatue por cima, mas nossos tatuadores são preparados para identificarem alguma pinta suspeita que não deve ser mexida e o orientará a se consultar com seu dermatologista.
- Antes da tattoo
É importante que o cliente se prepare e tome alguns cuidados 48h antes do procedimento.
- Não consuma bebida alcoólica em excesso, pois o álcool, além de afinar o sangue, aumenta o fluxo sanguíneo, dificultando o trabalho do tatuador, causando muito sangramento, inchaço, vermelhidão e também prejudicando na cicatrização.
- Tenha uma alimentação saudável, beba bastante água, não consuma chocolates, frituras, peixes, frutos do mar, carne de porco, ou qualquer outra comida gordurosa. Esses alimentos estarão no seu organismo e poderão causar a mesma reação de quando se consome pós tattoo.
- Descanse, tenha uma boa noite de sono, vá tranquilo, bem alimentado e hidratado.
- Vá com roupas confortáveis, bermudas, shorts, regatas, sungas ou biquínis, para evitar desconforto, e também para que facilite o trabalho do tatuador.
- Pós tattoo - ATENÇÃO AOS CUIDADOS PARA BOA RECUPERAÇÃO E RESULTADO DA TATTOO:
- Curativo: A permanência do plástico deve ser até no máximo 2h após a realização da tatuagem. O local deve ser lavado com água e sabão pelo menos 3 vezes ao dia, água corrente de preferência fria. Secar bem com papel toalha para evitar umidade no local. Passar camada fina de pomada (restaurador dérmico) e deixar a tatuagem respirar o máximo possível, sem uso do plástico. Fazer uso do plástico por no máximo 3 dias se for necessário (somente para dormir se ainda estiver sensível e saindo secreção; se precisar usar alguma roupa clara; se usar roupa que dê atrito com a tattoo). Nesse caso, o plástico deve ser trocado a cada lavagem e assepsia.
Não usar roupa apertada ou que entre em atrito com o local tatuado!
Não coçar, não tirar casquinha!
- Por pelo menos 15 dias: Não entrar em contato com água do mar, piscinas, sol, saunas; não ter contato com fluidos de outras pessoas; evitar exposição e contato de animais.
Evitar os seguintes alimentos: comidas gordurosas, frituras, carne de porco, chocolate, amendoim, ovo, frutos do mar (peixes), pizza, hambúrger, embutidos (lingüiça, presunto, salame, salsicha, queijos amarelos, etc.), e qualquer tipo de alimento que possa comprometer a cicatrização.
Cigarro e bebida alcoólica: Ambos podem retardar o processo de cicatrização e causarem efeitos indesejáveis. No caso da bebida, ela afina o sangue e aumenta a pressão arterial, inibindo os coagulantes do organismo, podendo causar inflamação no local tatuado.
*Em algumas pessoas é possível dar febre. Em casos anormais, comunicar o tatuador, caso necessário indicaremos a consultar um médico.
Por Taty Forti (tatuadora).
Dúvidas e contato
Tatiane Forti (Taty): 11 98223-1013
bottom of page